Apresentações/Novidades

Citroën DS5: Executivo ousado apresentado em Portugal

citroen_ds5_1Os automóveis do segmento médio superior costumavam primar pelas linhas conservadoras, mas isso parece um princípio cada vez mais esquecido nos dias que correm. E o Citroën DS5, agora lançado em Portugal, é disso um bom exemplo.

Inspirado no estudo C-SportLounge, o novo modelo é inovador e ousado, combinando o conceito de carrinha com o de berlina. Aquilo que a marca francesa define como uma escultura dinâmica.

Mas as linhas exteriores encontram coerência no interior deste novo Citroën. Ergonómico, o habitáculo adota o conceito de cockpit de avião, não apenas no que toca ao posto de condução como à colocação de diversos comandos, nomeadamente no tejadilho.

citroen_ds5_1_wideLuxuoso, e tipificado pelo recurso a materiais nobres, como o alumínio e o couro, o interior do DS5 distingue-se pelos bancos ‘bracelet’, dignos de um automóvel do segmento ‘premium’, tal como é a insonorização, capítulo onde a marca recorreu aos melhores especialistas.

Para além de um conjunto áudio e display de última geração, que inclui hi-fi de última geração desenvolvido conjuntamente com a DENON, o sistema de software Artemis ou de navegação eMyWay, este novo executivo desportivo da Citroën sublinha o seu cariz por outros pormenores seu volante recortado, que integra, entre outros comandos, as patilhas da caixa pilotada de seis velocidades.

O já conhecido botão Start & Stop está colocado um pouco acima de um local para guardar o comando à distância, e é apenas um dos ‘mimos’, que incluem também a câmara de visão traseira.

Mas é também na estrada que o DS5 mostra as suas qualidades, pois para além dos diversos dispositivos de ajuda à condução ativa, como o controlo de tração inteligente, possui um sistema de travagem poderoso de modo a estar à altura dos 160 cv do motor 2.0 litros ou os 155 cv do THP a gasolina.

Para tornar o modelo mais acessível (32 230 euros) há uma versão equipada com um propulsor 1.6 Hdi com 110 cv, bem mais modesta em prestações… e também em consumos. Um capítulo onde se distingue o novo Hybrid4. Uma versão muito especial do DS5, que combina a tecnologia híbrida com a tração integral, proposto a partir de 42 810 euros.

Para além de disponibilizar 200 cv de potência, graças ao recurso ao motor 2.0 HDi FAP, o Hybrid4 combina várias tecnologias, nomeadamente um motor elétrico implantado no eixo traseiro com uma potência de 27Kw (37 cv), que permite emissões zero ao funcionar sozinho, através do sistema ZEV.

Fotogaleria:
{gallery}imagens/galerias/citroen_ds5{/gallery}

Em destaque

Subir