Nas Notícias

Vai ‘trocar de pele’ depois dos 294 quilos retirados por cirurgia

paul_mason

O homem que chegou a ser o mais mais pesado do mundo perdeu 294 quilos, numa delicada cirurgia gástrica. Só que Paul Mason ficou com pele a mais, “como se estivesse carregando umas crianças por aí”, na descrição do próprio. A próxima cirurgia vai servir para uns 100 quilos de pele desnecessária.

Amanhã, Paul Mason regressa à mesa de operações, no Lenox Hill Hospital (Nova Iorque, EUA). Depois de ter perdido 294 quilos de peso, vai agora dizer adeus a mais 100 quilos, mas estes só relativos a pele solta.

Em tempos, Paul Mason chegou a ser um recordista de peso: com 445 quilos, era o homem mais pesado do mundo. Um título que perdeu com uma delicada cirurgia gástrica, na qual foram retirados 294 quilos.

Só que essa operação deixou marcas: o paciente, de 54 anos, passou a ter uns 100 quilos de pele a mais. “É como se eu estivesse carregando umas crianças por aí”, comentou Mason, numa entrevista ao The New York Times.

Esta pele a mais tornou-se em mais um drama para um homem que, em criança, foi abusado sexualmente por uma parente, vítima de violência física e verbal por parte do pai e de bullying pelos colegas.

Mas tudo mudou quando uma britânica, Rebecca Mountain, viu um vídeo no Youtube sobre o esforço de um obeso na luta contra a doença. Mason e Mountain começaram a conversar, primeiro pelo Facebook e depois pelo Skype: “A maioria das conversas durava horas, até o sol nascer na Inglaterra”.

Agora, o noivo olha para o passado e não se reconhece: “Quando eu olho para trás, para aquela pessoa, aquela pessoa de 445 quilos que ficava deitada na cama 24 horas por dia, só pensando em comer e nada mais, não sou eu. Eu não quero ser aquela pessoa”.

Em destaque

Subir