Nas Notícias

Cirurgia de obesidade: Listas de espera duram dois anos

obesidadeA espera por uma cirurgia de obesidade pode chegar a dois anos. Para resolver o problema, o Governo vai investir 12 milhões de euros num programa de financiamento.

Com esta medida, o Ministério da Saúde acredita que, ao longo do ano de 2017, poderão ser realizadas as cirurgias de obesidade de 2000 pacientes.

A lista de espera pela operação continha, no primeiro semestre deste ano, 1493 pacientes, de acordo com os dados hoje avançados pelo Diário de Notícias.

Segundo o mesmo jornal, os tempos de espera atingem os dois anos, isto quando o prazo recomendado é de 270 dias.

Em abril, o portal do Serviço Nacional de Saúde referia que oito hospitais apresentavam um tempo de espera muito superior a essa recomendação.

No caso do Hospital de Évora, a espera chegava aos 703 dias.

Para reduzir as listas e o tempo de espera, o Ministério da Saúde vai reforçar o programa de financiamento das cirurgias de obesidade em 12 milhões de euros.

Uma fonte do gabinete do ministro adiantou ao DN que a medida deve abranger “cerca de 2000 utentes”, que serão operados ao longo de 2017 num dos 18 centros hospitalares reconhecidos como centros especializados no tratamento da obesidade.

O programa em causa tinha sido criado no tempo em que à frente do Ministério da Saúde estava Ana Jorge, mas entretanto ficou suspenso.

Em destaque

Subir