O circuito de Vila Real foi incluído no calendário do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC) do próximo ano, anunciado esta sexta-feira pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).
A etapa portuguesa terá lugar entre 10 e 12 de Julho, e segue-se a um acordo entre o Eurosport Events – empresa detentora dos direitos do WTCC – e a Câmara Municipal de Vila Real, com a mediação da Federação Portuguesa de Automobilismo e o apoio de diversos parceiros regionais.
“Internacionalizar o circuito de Vila Real era um dos objetivos da câmara municipal e da FPAK para os próximos anos e a oportunidade surgiu e não a quisemos perder. O que foi conseguido com o esforço de todos os envolvidos”, explicou Rui Santos, o autarca vilarealense.
O traçado transmontano volta assim, e por um período de três anos, a receber uma grande competição internacional, o que já não acontecia desde as décadas de 60 e 70 do século passado.
Perante a novidade Tiago Monteiro ficou muito contente por poder correr em Vila Real pela primeira vez: “Estão todos de parabéns pelo esforço que fizeram. Para mim é muito especial correr em Portugal e ter o apoio do público e também por ter a família e amigos por perto”.
“Nunca corri em Vila Real, mas foi ali que vi corridas ao vivo quando era criança. Além disso tenho muita família na região de Trás-os-Montes. Depois de ter visto o circuito ao vivo na semana passada percebi o porquê da sua magia. É uma pista muito diferente e exigente, e não tenho dúvidas de que o WTCC ali será um êxito”, acrescentou o único piloto português a competir no WTCC.