Velocidade

Circuito da Boavista: Primeiro dia deu o mote para o que se seguirá

patrice lafargue 1patrice lafargue 1 bigTreinos livres e qualificações marcaram o primeiro dia do Grande Prémio Histórico que este fim-de-semana se disputa no Circuito da Boavista. O bom tempo que se fez sentir no Porto deu uma ajuda e promete corridas interessantes para sábado.

Patrice Lafargue foi o homem em foco na competição que reúne os carros mais rápidos em prova, garantindo a ‘pole position’ para a primeira corrida da Classic Endurance Racing, que reúne os protótipos que fizeram furor nas 24 Horas de Le Mans nas décadas de 1970 e 1980.

O francês bateu por mais de três segundos o luso-descendente Frederic da Rocha, que conseguiu relegar para trás de si os Sauber dos irmãos Yves e Phillipe Scemama.

Carlos Diniz defendeu bem as honras lusitanas, ao colocar o seu March na quinta posição da grelha de partida, enquanto Ribeirinho Soares foi o segundo melhor dos GT garantindo o nono lugar da grelha de partida.

Entre as ‘beldades’ dos anos 60, Dominique Guenat mostrou que era o mais forte, ao impor o seu AC Cobra na qualificação da Sixties Endurance, onde José Pedro Fontes conseguiu ser o segundo mais rápido no melhor dos Jaguar E da ASM Team. No outro carro da equipa portuguesa António Simões foi sétimo.

jose pedro fontes 1 big
José Pedro Fontes

Arnaud Rechede mostrou porque é um especialista das pistas citadinas, garantindo o melhor tempo da Fórmula Ford Historique França, partindo na frente para a competição da classe B. Na corrida das A e C é o inglês Neil Fowler que parte da ‘pole’ numa corrida onde João Campos Costa e João Matos são terceiro e quartos na grelha.

Luís Alegria é o nome a reter na Classic Super Stock, pois foi o mais veloz e é favorito a impor o seu Ford Escort MKI na primeira corrida da Classic Super Stock, algo que talvez não se aplique a Luís de Barros na Taça ANPAC.

O piloto do Porsche foi mais de um segundo mais rápido do que Carlos Barbot, mas o piloto do Lola tem mais do que argumentos para levar de vencida o seu adversário na corrida de sábado.

A fechar Mário Silva mostrou que quem sabe não esquece ao colocar o seu Porsche 911 RS na ‘pole position’ da Historic Endurance, batendo o holandês Michiel Capagne e o seu Corvette Sintgray por quase dois segundos.

Em destaque

Subir