Cultura

Cinema: União Europeia perdeu 11 mil espectadores por dia em 2011

cinema1O cinema está a perder público a um ritmo elevado, em Portugal e na Europa. Segundo o Observatório Europeu do Audiovisual, as salas localizadas na União Europeia (UE) perderam quatro milhões de espectadores, em 2011, o que representa uma média de quase 11 mil por dia. França, Alemanha e Reino Unido contrariam a tendência.

O observatório avançou com dados sobre as perdas de público nas salas de cinema, em todos os países da UE, durante o ano de 2011. Neste período, registou-se uma perda de quatro milhões de espectadores, a uma média de 10 958 por dia. São os números da crise na indústria cinematográfica.

Em todos os países da UE, venderam-se durante o ano passado 960 milhões de bilhetes, menos quatro milhões do que em 2010, o que constitui, apesar de tudo, uma descida percentual pouco expressiva: 0,4 por cento.

Já em Portugal a perda de público nas salas de cinema foi bem mais significativa, em termos percentuais (5,5 pontos). A França segue em contraciclo, com mais público a ver os filmes exibidos nas salas de cinema: mais nove de bilhetes vendidos.

Graças aos franceses as estatísticas da União são mais simpáticas. É neste país que se verifica mais público nas salas de cinema, com 215 milhões de bilhetes comercializados e um grande aumento entre 2010 e 2011. Também no Reino Unido e na Alemanha, no ano passado, houve mais cadeiras preenchidas do que em 2010.

Assinale-se ainda a quebra verificada na Grécia, por motivos que se prendem com a crise económica do país. Cerca de 6,5 por cento de quebra. Em Itália houve menos nove milhões nas salas de cinema e em Espanha menos sete milhões. Os países do sul da Europa foram os que tiveram menos público.

Em destaque

Subir