Cultura

Cinema: “San Zimei”, a vida rural na China, vale a Wan Bing o triunfo no festival DocLisboa

san zimei“San Zimei”, do realizador chinês Wan Bing, venceu o Grande Prémio Cidade de Lisboa, a mais importante distinção do festival de cinema DocLisboa. Nas produções nacionais, o Prémio Liscont foi atribuído a Salomé Lamas, por uma série de entrevistas sobre a “Terra de Ninguém”.

A vida rural da China, retratada no filme “San Zimei”, valeu ao realizador Wan Bing a distinção maior no festival internacional de cinema DocLisboa. O Grande Prémio Cidade de Lisboa (no valor de oito mil euros) foi atribuído a esta coprodução (França e Hong Kong) que se apresentou embalada pela vitória na secção “horizontes” do Festival de Veneza, em Itália. Na obra, que tem uma duração de 153 minutos, Wan Bing acompanha a vida de uma família com três filhas que vive numa região rural da China.

Na produção nacional, o Prémio Liscont (1750 euros) foi atribuído a Salomé Lamas, por “Terra de Ninguém”. Nesta longa-metragem portuguesa, que venceu também o prémio do público, uma série de entrevistas a Paulo de Figueiredo recorda como este antigo comando português se transformou num mercenário após a independência de Angola.

Em destaque

Subir