Cultura

Cinema: O trailer do filme português que estreia em Cannes (com vídeo)

O filme ‘As 1001 Noites’ [Arabian Nights], do realizador luso Miguel Gomes, vai estrear no cinema em Cannes, neste sábado. Veja agora o trailer, de três minutos.

“No filme, as histórias que Xerazade conta passar-se-ão em Portugal. Não num Portugal contemporâneo aos contos do livro, mas no Portugal de hoje, em crise económica e ebulição social. O Portugal de 2013 e 2014, habitado por ricos e pobres, poderosos e insignificantes, trabalhadores e desempregados, ladrões e homens honestos. Marcado pelas consequências da crise, também um Portugal delirante e de excessos”, escreve o realizador português, numa abordagem ao seu filme, que terá antestreia mundial em Cannes, no próximo sábado.

O trailer de ‘As 1001 Noites’ está já disponível e pode vê-lo neste vídeo. Mas o realizador diz-se incapaz de fazer uma sinopse do filme.

“As histórias de Xerazade nesta nossa versão de ‘As Mil e Uma Noites’ baseiam-se em eventos que ainda não tiveram lugar – aqueles que se irão passar em Portugal durante os próximos doze meses. Assim é impossível descrever o que será o filme numa sinopse. O máximo que poderemos aqui fazer é reiterar o princípio básico da estratégia da contadora: conseguirá Ali Babá sair da caverna antes da chegada dos 40 ladrões? Conseguirá Portugal evitar um segundo resgate financeiro e voltar aos mercados?”, realça Miguel Gomes.

O filme conta com um elenco composto pelos atores Adriano Luz, Américo Silva, Carloto Cotta, Crista Alfaiate, Chico Chapas, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Jing Jing Guo, Luísa Cruz e Teresa Madruga.

‘As 1001 Noites’ irão retratar um Portugal contemporâneo, com recurso a fábulas brilhantemente criadas. É uma obra de cinema com toques de economia, política e crítica social. Veja o trailer.

Em destaque

Subir