Nas Notícias

Cinco milhões de pacotes de açúcar alertam para sintomas de Alzheimer

A Alzheimer Portugal, em parceria com a Delta Cafés, está a promover uma campanha de informação sobre os sinais de alerta da doença de Alzheimer. Durante o mês de outubro, mais de cinco milhões de pacotes de açúcar, espalhados pelos principais espaços de restauração do país, chamam a atenção para a mais comum forma de demência.

Os pacotes de açúcar descrevem os 10 sinais de alerta da doença de Alzheimer, tais como “Dificuldade em executar tarefas familiares”, “Dificuldades e problemas de linguagem”, “Afastamento do trabalho e da vida social”, “Alterações de humor e personalidade”, “Discernimento fraco ou diminuído”, “Dificuldade em perceber imagens visuais e relações espaciais”, “Dificuldade em planear ou resolver problemas”, “Perda de memória”, “Perda de noção de tempo e desorientação” e “Trocar o lugar das coisas”.

A Associação desafia a população a que, sempre que encontrem um pacote de açúcar com um sintoma da doença de Alzheimer, tirem uma fotografia e a partilhem nas suas redes sociais utilizando as hashtags #10sinaisdealertadoençadealzheimer e #alzheimerportugal.

A Doença de Alzheimer, de causa ainda desconhecida, provoca a neurodegeneração e o consequente agravamento, progressivo e irreversível, das funções cerebrais culminando na total perda de autonomia.

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47,5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75,6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135,5 milhões.

A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70 por cento de todos os casos de demência (World Health Organization [WHO], 2015).

Em destaque

Subir