Mundo

Censura: Irão detém cinco jornalistas da BBC

mahmoud_ahmadinejad_iraoCinco repórteres foram detidos no Irão e são acusados de colaborarem com “uma célula secreta da BBC”. Juntam-se a muitos outros jornalistas e autores de blogues que escrevem artigos que não agradam ao regime de Mahmoud Ahmadinejad.

Segundo noticia a televisão estatal iraniana, as autoridades iranianas prenderam cinco jornalistas – cuja identificação não foi divulgada – que trabalhavam para o serviço de idioma farsi daquele canal britânico.

Num comunicado, as autoridades de Teerão justificam a detenção com o facto de, alegadamente, os jornalistas transmitirem “informações e vídeos” para a BBC, apenas com “a finalidade de sujar a imagem do Irão”.

Os detidos são iranianos, que respondem por colaborarem de forma ilegal com um serviço da estação inglesa, de idioma farsi. O Irão bloqueou o canal, em 2009, e acusou os seus profissionais de fomentar protestos em massa.

Recorde-se que o regime de Teerão tem reiteradamente detido profissionais de comunicação que assinem artigos que não agradam, numa censura que atinge também os autores de blogues.

Em destaque

Subir