Nas Notícias

Cinco distritos em alerta: Temperaturas registam forte subida até domingo

sol Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), cinco distritos estão sob alerta amarelo, em resultado de temperaturas máximas muito elevadas. Beja, Évora, Leiria, Lisboa e Setúbal são a expressão máxima da onda de calor que assola o território continental, pelo menos até sábado.

O IPMA colocou mais dois distritos em aviso amarelo, devido às elevadas temperaturas. A Setúbal, Évora e Beja junta-se Lisboa e Leiria, que terão temperaturas máximas acima dos 34 graus.

Este é o quadro meteorológico para hoje, sexta-feira e sábado (das 10h00 horas desta quinta-feira e as 23h59 horas de sábado), devido a uma onda de calor que deixará outras cidades e distritos portugueses com temperaturas acima da média, para esta altura do ano, ainda que o verão esteja à porta.

Lisboa e Castelo Branco terão uma máxima de 34 graus. Em Évora os valores serão ligeiramente superiores (36), assim como em Beja (35). Coimbra terá 33 graus, os mesmos que o distrito de Braga.

O calor também se sentirá em Bragança, Vila Real e Portalegre, que terão máximas de 32 graus. Leiria e Viseu contarão 31, mais um do que Faro. Menos quente estará o Porto (28 graus).

Já nas ilhas, a onda de calor será menos notada. Funchal (Madeira) regista números mais amenos (25 graus), enquanto nos Açores, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores os valores variam entre os 23 e 22 graus.

O aviso é o segundo menos grave de uma escala de cinco e aponta no sentido de desencorajar atividades que dependam de fatores meteorológicos.

Até ao próximo domingo, assistir-se-á a um aumento gradual das temperaturas, em virtude de uma corrente de ar quente proveniente de leste. Além de quente, o tempo também será quente, segundo o IPMA.

Esta corrente de ar afeta todo o território que está entre a Região Autónoma dos Açores e a Europa Central. Provocará temperaturas elevadas até domingo, sendo que na segunda-feira as previsões apontam no sentido de uma ligeira descida.

Em destaque

Subir