Nas Notícias

Cinco concelhos de Faro e um de Beja em risco muito elevado de incêndio

Cinco concelhos do distrito de Faro e um do distrito de Beja estão hoje em risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação do IPMA, estão em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Portimão, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, e Almodôvar, no concelho de Beja.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda alguns concelhos dos distritos de Beja, Faro, Castelo Branco, Lisboa, Santarém e Portalegre em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o ‘reduzido’ e o ‘máximo’. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do litoral centro e na região sul até meio da manhã, e uma pequena subida da temperatura máxima O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) com rajadas até 70 km/h no litoraloeste, em especial da região centro durante a tarde e nas terras altas. Para o arquipélago dos Açores, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento fraco a bonançoso.

Na Madeira são esperados períodos de céu muito nublado, tornando-se muito nublado nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo a partir do final da tarde, com aguaceiros nas vertentes norte e terras altas a partir do final da tarde. O vento estará moderado a forte, soprando forte, com rajadas até 80 km/h nas terras altas e até 70 km/h no extremo leste da ilha da Madeira.As temperaturas máximas previstas para hoje são de 25 graus Celsius em Lisboa, 28 em Faro, 22 no Porto, 30 em Bragança, 25 em Ponta Delgada e 25 no Funchal.

Em destaque

Subir