Nas Notícias

Cinco concelhos de Faro e Portalegre em risco máximo de incêndio

Cinco concelhos dos distritos de Faro e Portalegre apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim (Faro) e Marvão (Portalegre).

O IPMA colocou também mais de duas dezenas de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre em risco muito elevado de incêndio.

Há também vários concelhos de quase todos os distritos de Portugal continental em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade no Minho e Douro Litoral.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, e nas terras altas, em especial durante a tarde.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 05 graus Celsius (Guarda e Bragança) e as máximas entre os 18 graus (na Guarda) e os 28 (em Évora e Beja).

De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a área ardida aumentou este ano 51 por cento em relação ao mesmo período de 2018, totalizando até 05 de junho 7.373 hectares.

Os dados mostram também que os incêndios rurais diminuíram ligeiramente este ano, registando-se entre 01 de janeiro e 05 de junho 4.058 fogos, menos 932 do que em igual período de 2018, quando deflagraram 4.990.

Em destaque

Subir