Tecnologia

Cigarros eletrónicos ‘dos chineses’ podem abrir o seu computador aos espiões

cigarro eletronico Se usa cigarros eletrónicos não os carregue através do computador. Segundo vários utilizadores do Reddit, os aparelhos podem transportar um malware que depois infeta o computador. Um consultor de segurança da Trend Micro considera as acusações credíveis.

E se os cigarros eletrónicos ‘made in China’ forem uma cortina de fumo para os hackers?

Segundo vários utilizadores do fórum Reddit, são cada vez mais numerosos os casos de utilizadores que detetaram malware no computador após terem ligado (para carregar a bateria) os cigarros por USB.

O caso mereceu destaque no jornal britânico The Guardian, que citou vários dos utilizadores alegadamente infetados por cigarros de origem chinesa.

“O cigarro eletrónico fabricado na China tinha malware codificado no carregador e, quando ligado a uma porta USB de um computador, o malware ligou-se a ‘casa’ e infetou o sistema”, explicou um dos utilizadores queixosos.

O jornal perguntou a um consultor de segurança da Trend Micro, Rik Ferguson, se é possível transmitir malware através de um cigarro eletrónico. Uma vez que os aparelhos podem ser ligados aos computadores por USB, as queixas são credíveis, respondeu Ferguson.

O diretor de segurança de informação da Bit4Id, Pierluigi Paganini, acrescentou ao IBTimes que os cigarros eletrónicos são “o mais recente vector para servir de propagação de software malicioso”.

Paganini lembrou outros dispositivos USB que eram “aparentemente inofensivos” e, mais tarde, comprovou-se terem sido usados por hackers, como os carregadores para dispositivos Apple iOS.

Vários dos cigarros eletrónicos atualmente no mercado podem ser ligados por USB, diretamente ou através de cabo.

O consultor de segurança da Trend Micro aconselha os ‘fumadores eletrónicos’ a conferirem o fabricante na hora de comprar os cigarros.

Em destaque

Subir