Ciência

Cientistas portugueses testam lentes de contacto para travar miopia

A Universidade do Minho, em parceria com uma equipa de investigação internacional, desenvolveu um avanço científico na área ocular através da descoberta de lentes de contacto especiais, que permitem reduzir a miopia em criança. Veja o vídeo.

Através de uma equipa internacional, da qual fazem parte cientistas da academia minhota, conseguiu-se perceber que é possível reduzir “59 por cento da progressão da miopia em crianças dos 8 aos 12 anos”.

O ensaio clínico com uma nova lente de contacto decorreu desde 2012 e envolveu ainda as universidades de Aston (Reino Unido), de Waterloo (Canadá) e o Hospital Universitário de Singapura.

“O trabalho traz benefícios claros para a saúde pública, porque é na infância que os valores da miopia mais agravam, podendo disparar na fase adulta a probabilidade de problemas severos de visão”, explica a academia.

Estas lentes permitem que o olho “cresça menos”, segundo explica José Manuel Gonzalez Meijome, professor do departamento de Física da Universidade do Minho, coordenador deste projeto.

“Não significa que se cure a miopia. A miopia não é curável, para já”, salienta.

Estas lentes com um desenho ótico “especial” trazem benfícios não apenas às crianças mas podem acautelar problemas de saúde ocular no futuro.

Permitem que as pessoas “tenham um risco menor de padecer de patologias que podem conduzir à cegueira”.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=MUH5S27WBNUA

Em destaque

Subir