Ciência

Cientistas norte-americanos descobrem uma nova galáxia a 359 milhões de anos luz da Terra

Foi descoberta uma nova galáxia a 359 milhões de anos luz de distância do planeta Terra. Os cientistas batizaram-na PGC 1000714 e parece pertencer a um grupo raro de galáxias.

Esta nova galáxia foi descoberta pelos investigadores da Universidade do Minesota Duluth e do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que afirmam que a PGC 1000714 pertence a um grupo raro de que fazem parte somente 0,1 por cento das galáxias conhecidas pelos humanos.

Segundo um comunicado citado pela agência Efe, “a galáxia parece pertencer a uma classe raramente observada, do tipo Hoag”, pelo que os cientistas fizeram uma primeira descrição da galáxia que possui um núcleo elíptico bem definido, rodeado por dois anéis circulares.

mw-860

A líder da investigação, Burcin Mutlu-Pakdil, do Instituto de Astrofísica da Universidade do Minesota, sublinha que menos de 0,1 por cento das galáxias que são observados são do tipo Hoag.

As galáxias deste tipo “têm um núcleo circular rodeado por um anel e sem nada visível que ligue ambas as partes, enquanto a maior parte das observadas são como a Via Láctea, de forma espiral”, segundo a Agência Lusa.

Só é possível observar a PGC 1000714 a partir do hemisfério Sul, pelo que os cientistas obtiveram imagens através de um grande telescópio nas montanhas do Chile, que serviram para determinar a idade do anel exterior e o corpo central, bem como a prova de que existe um anel interior de cor azul, possivelmente muito mais antigo.

“Sempre que encontramos um objeto único ou estranho para estudar, desafia as nossas atuais teorias e hipóteses sobre como funciona o universo. Normalmente diz-nos que ainda temos muitas coisas para aprender”, explicou Patrick Treauthardt, do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte.

 

 

Em destaque

Subir