Tecnologia

Cientistas norte-americanos criam capa que faz ‘desaparecer’ objetos

david smith duke 1Equipa de investigação norte-americana conseguiu ‘esconder’ um pequeno cilindro com cerca de sete centímetros de diâmetro. Avanço nestes estudos pode vir a melhorar no futuro as tecnologias de transferência de dados.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, criou aquilo a que chamam ‘O manto da invisibilidade’. Trata-se de uma peça, construída em forma de losango, forma essa que faz a luz prolongar-se, levando-nos a crer que não existe nada ali.

Contudo, na verdade existe, basta para tal olhar de outra direção: “É como as cartas de Alice no País das Maralvilhas. Se estiveram viradas de lado, não as veem, mas são visíveis noutra direção”, afirma David Smith, um dos responsáveis pela criação do ‘manto da invisibilidade’.

A pergunta que se coloca é, para o que é que isto serve? Na verdade, estas mudanças nas ondas eletromagnéticas, incapazes de serem visíveis pelo olhar humano, pode melhorar as tecnologias de transferências de dados, como a fibra ótica por exemplo.

Nos testes realizados até ao momento na Universidade de Duke, por John Pendry e David Smith, a equipa conseguiu fazer ‘desaparecer’ um cilindro com cerca de sete centímetros de diâmetro e um de altura.

Em destaque

Subir