Mundo

Cientistas fazem cócegas aos gorilas para analisar a evolução das gargalhadas dos primatas

gorilaCientistas britânicos levaram a cabo um estudo sobre a evolução da gargalhada nos gorilas. Para o efeito, os investigadores da Universidade de Portsmouth tiveram de fazer cócegas aos primatas… Emmie, uma gorila de 19 anos, foi a ‘cobaia’ e riu como um humano.

Os cientistas ingleses levaram a cabo o trabalho de pesquisa, que teve como finalidade perceber de que forma evoluíram as gargalhadas dos gorilas, em comparação com a dos humanos. A pesquisa decorreu num jardim zoológico localizado em Kent e, numa primeira fase, previu uma aproximação entre tratador e a gorila Emmie.

Depois, restou ao tratador esperar que Emmie – uma gorila que conta 19 anos, residente naquele zoológico – esteja de bom humor, para que reaja às cócegas e ria. Ultrapassada esta fase com sucesso, chegaram as conclusões.

Segundo os investigadores da Universidade de Portsmouth, as gargalhadas daqueles primatas são extremamente semelhantes com as dos humanos, quer no som, quer na duração. Outra conclusão é a reação às cócegas: os gorilas gostam que lhes sejam feitas e utilizam zonas diferentes, em comparação com os humanos.

E tal como os humanos, o simples ato de fingir as cócegas é suficiente para gerar uma gargalhada. A origem das gargalhadas é datada: segundo os cientistas, poderá ter nascido há 30 ou 60 milhões de anos.

Em destaque

Subir