Cultura

Cientistas descobriram o ‘emoji’ ou o ‘smile’ mais antigo do mundo

Um grupo de investigadores descobriu o que poderá ser o ‘emoji’ ou o ‘smile’ mais antigo do mundo. Encontrado num documento com 382 anos, na Eslováquia, segundo o jornal I. O primeiro do mundo havia sido encontrado num documento de 1635 no mesmo país.

O documento de 1635 pertencia ao advogado Jan Ladislaides, que vivia numa aldeia perto das montanhas de Strazov. Após uma análise ao documento, o homem estaria a fazer as contas do município onde vivia, e como sinal de contentamento, desenhou um ‘smile’ sorridente junto à sua assinatura.

No mesmo documento, os cientistas encontraram uma espécie de uma mão de palhaço a apontar para o topo das páginas dos documentos legais do advogado, o que acreditam que se possa tratar de um género de ‘hashtag’, uma forma de o advogado aglomerar textas sobre o mesmo tópico ou assunto.

Até esta descoberta o ‘emoji’ mais antigo do mundo remontava ao ano de 1648, que estava presente no poema ‘The Fortune’, do inglês Robert Herrick. Os cientistas, no entanto, afirmam que o símbolo encontrado não se trata de um ‘smile’ ou de um ‘emoji’, mas sim de uma emenda tipográfica.

Em destaque

Subir