Ciência

Cientistas descobrem maneira definitiva para combater as rugas

Cientistas encontraram uma forma natural de regenerar as células gordas que mantêm a pele com uma aparência saudável e jovem. É o adeus às rugas e linhas de expressão.

A revista ‘Science’ publicou um estudo por um grupo de investigadores que se focaram em células de gordura chamadas adipócitos que estão na pele, mas que se vão perdendo com o envelhecimento.

O grupo de cientistas conseguiu utilizar uma substância de sinalização vital, denominada por proteína morfogenética óssea, de feridas com folículos pilosos. A partir daqui, instruíram as células formadoras de cicatrizes a transformarem-se em adipócitos.

George Cotsarelis, da Univerisdade de Pensilvânia, foi o cientista principal deste estudo e afirma que “essencialmente, podemos manipular a cicatrização de feridas de modo a que ela leve à regeneração da pele em vez da formação de cicatrizes”.

Deste modo, a equipa diz que o novo processo poderá ser transformado numa injeção, à semelhança do Botox, ou até mesmo num creme.

O ‘Express’ britânico relata que os especialistas dizem que esta descoberta significa que no futuro os rostos enrugados não tenham de estar estritamente ligados ao processo de envelhecimento.

Para além disto, a descoberta poderá dar origem a uma nova geração de tratamentos antienvelhecimento e cicatrização de feridas sem marcas.

Em destaque

Subir