Mundo

Cientistas descobrem como cérebro identifica os sons

cerebro_qi_1O novo avanço desta tecnologia poderá no futuro ajudar doentes com problemas graves, sobretudo na fala, mas pode até facilitar a vida a pacientes em coma. Para já, apenas alguns testes foram feitos, embora que os resultados animem qualquer investigador ou interessado nesta matéria.

Imagine num futuro próximo conseguir falar com uma pessoa que está em coma. Esta possibilidade não é assim tão linear e fácil, claro, mas a investigação está apenas no início.

O estudo foi feito por um grupo de cientistas norte-americano em 15 pacientes que aguardavam uma cirurgia.

Nos altifalantes, os investigadores emitiram algumas palavras e foram percebendo como o cérebro funciona a partir das suas ondas elétricas. Depois, com a ajuda de um computador e de um programa avançado, essas mesmas ondas podem ser interpretadas, ou seja, é como se o paciente, em sono profundo, estivesse a falar. Na verdade não emite qualquer som, o seu cérebro ‘ouve’ a palavra e emite uma resposta, neste caso pensa em algo. Essa informação é enviada também para o computador.

Os testes estão ainda no início mas a equipa de investigação acredita que pode melhorar e muito o sistema num futuro próximo. Para Robert Knight, um dos cientistas participantes, esta descoberta tem duas partes boas. Em primeiro, ajuda o homem a perceber melhor o cérebro humano, em segundo, é a possibilidade possível futura de ajudar doentes com problemas de fala.

No passado, algo parecido já tinha sido feito mas para interpretar as leituras do cérebro a partir de imagens. Quanto à parte dos sons, está dado o primeiro passo.

Em destaque

Subir