Ciência

Cientistas criam tecnologia capaz de “ler” o cérebro

Uma equipa de cientistas japoneses da Universidade Tecnológica de Toyohashi, no centro do país, criaram aquela que será a primeira tecnologia capaz de analisar as ondas cerebrais que são ativadas antes de cada sílaba. O objetivo é criar um processador de texto capaz de “escrever por imagens de voz”, sem ser necessário falar ou usar os dedos.

Para tal, os investigadores tiveram de analisar as ondas cerebrais registadas no cérebro quando alguém recorda as sílabas antes de falar, para conseguirem estudar as emissões cerebrais através de um capacete com 64 elétrodos.

Desta forma, os cientistas foram capazes de criar padrões de ondas cerebrais e identificar sílabas com 60 por de precisão, de acordo com Tsuneo Nitta, o líder da investigação.

Esta nova tecnologia também será uma forma de ajudar pessoas com doenças como a miastenia, uma doença crónica que enfraquece os músculos, a entrar em contacto com um aparelho inteligente que consiga ler a sua mente.

Os cientistas agora vão focar-se em melhorar a precisão do reconhecimento das sílabas no processador de texto ativado pelo pensamento, como também encontrar uma maneira de contornar as variações das diferentes ondas cerebrais de cada pessoa.

Em destaque

Subir