Tecnologia

Cientistas criam biocombustível de laranjas com gasolina

laranjaO ‘sumo’ de laranja, temperado com gasolina, poderá ser usado no futuro em tratores e máquinas agrícolas. O jornal Asahi revela que cientistas japoneses desenvolveram um biocombustível a partir de laranjas que não estavam aptas para consumo alimentar.

As laranjas que não podem ser comidas ou espremidas em sumo podem, no futuro, servir de combustível para tratores e outras máquinas agrícolas.

A garantia foi deixada pela equipa de cientistas japoneses que, segundo o jornal Asahi, desenvolveu um biocombustível a partir de laranjas que não podiam ser consumidas.

Nos ensaios, os investigadores conseguiram que uma mistura do biocombustível de laranja e gasolina fizesse andar um veículo activado por controlo remoto, com cerca de 14 quilos de peso.

“Este biocombustível poderá ser utilizado para tratores e outras máquinas agrícolas com motor a gasolina”, avançou Yutaka Tamaru, o professor que coordenou o estudo, realizado na Universidade de Mie.

Para além da eficiência, o novo biocombustível tem ainda a vantagem de ser pouco corrosivo, em especial quando comparado com os combustíveis derivados do petróleo.

A investigação, que decorre há mais de um ano, tem por finalidade aproveitar o excedente de produção de laranjas na localidade de Mihama, no município de Mie, que é famosa pela abundância destes citrinos.

Em destaque

Subir