Ciência

Cientistas apontam para a possibilidade de existência de atmosfera num dos exoplanetas do sistema Trappist-1

Foram recolhidos novos dados sobre a atmosfera de um dos exoplanetas do sistema Trappist-1, descoberto em fevereiro, que reúne as condições necessárias e favoráveis para a existência de vida extraterrestre. Contudo, as confirmações só chegarão no próximo ano com o novo telescópio da NASA.

O exoplaneta em questão é o Trappist-1g, mais precisamente o sexto do sistema Trappist-1, com um tamanho semelhante à Terra e que fica situado na chamada zona de habitabilidade, significando que tem uma temperatura e níveis de radiação perfeitos para a existência de água no estado líquido.

Agora, os cientistas têm novos dados que sugerem a possibilidade de existir uma atmosfera que envolve este exoplaneta há vários milhões de anos, o que também poderá significar a descoberta de vida extraterrestre.

No entanto, os cientistas terão de esperar até ao lançamento do Telescópio Espacial James Webb da Nasa, no próximo ano, para confirmarem a existência da atmosfera.

A equipa de investigadores, para chegar a estas conclusões, recorreu a modelos virtuais do sistema Trappist-1 para determinar quais dos planetas que giram em torno dessa estrela possuíam uma atmosfera instável, analisando os ventos solares e o efeito que este tinha nos sete planetas situados na zona de habitabilidade.

A partir do estudo, publicado na Biblioteca da Universidade de Cornell, descobriram que a atmosfera da maioria dos planetas desta zona não consegue suportas os ventos solares que a estrela emite porque são demasiado densos e velozes, muito mais do que o Sol emite.

Contudo, o planeta Trappist-1g, o sexto do sistema, está na distância perfeita: longe o suficiente para salvaguardar uma atmosfera dos ventos solares e perto o suficiente para manter uma temperatura amena e constante que possibilite a existência de água no estado líquido. Por exemplo, o Trappist-1f já é demasiado frio e está muito afastado da estrela, pelo que não teria possibilidades de ter vida extraterrestre.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: CiênciahomeNasa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias