Tecnologia

Cientistas alemães conseguem reproduzir esperma em laboratório

espermatozoidesÉ mais um avanço na ciência. Para já, tudo está a ser testado em ratos mas brevemente o processo poderá vir a ser aplicado nos homens sendo apenas uma questão de tempo.

Pode estar para breve a descoberta de uma forma de resolver alguns dos problemas que afetam os homens, e a sua infertilidade. Um grupo de cientistas alemães e israelitas está em laboratório a reproduzir esperma. Os testes estão a ser feitos em ratos mas brevemente podem haver novidades para os humanos.

O processo passa por reproduzir a substância a partir de células reprodutivas e demora cerca de 30 dias, um tempo que foi até agora a principal barreira para que esta investigação fosse avante anteriormente. No entanto, o resultado final pode valer bem a pena. Caso os posteriores testes em humanos tenham bom resultado, milhares de homens em todo o mundo afetados por infertilidade podem vir a conseguir ter filhos no futuro não dependendo de dadores externos.

Mahmoud Huleihel, professor da Universidade de Israel e um dos responsáveis pelo projeto, afirma que é tudo uma questão de tempo até passarem dos testes em ratos para os testes em homens.

A investigação de produção de esperma artificial está em andamento desde o ano passado.

Em destaque

Subir