Nas Notícias

Cientistas acrescentam vodka ao chocolate e subtraem-lhe metade da gordura

chocolate1A tentativa de criar um chocolate mais saudável, por parte de cientistas britânicos, resultou na subtração de 50 por cento da gordura, graças a uma substância que contém vodka. Esta técnica poderá ser usada noutro tipo de doces. E se o chocolate de vodka tem álcool, o que é pouco saudável, abrem-se horizontes para a adoção da mesma técnica com sumos de fruta.

Cientistas da Universidade de Warwick, Inglaterra, levaram a cabo um trabalho que tinha como objetivo tornar o chocolate mais saudável, retirando-lhe a gordura. E essa meta foi conseguida, graças a uma emulsão à base de líquidos e ágar – uma substância gelatinosa retirada das algas.

Este trabalho terminou com a criação de um chocolate com 50 por cento da gordura, à base de vodka e daquela substância gelatinosa. Acresce que este chocolate muito mais saudável apresenta-se com a mesma textura e com o sabor inalterável, como se de um chocolate tradicional se tratasse.

Os cientistas da Universidade de Warwick começaram por criar uma fórmula de sumo de fruta, sílica e quitosana (substância presente nos esqueletos dos crustáceos). Os primeiros resultados foram entusiasmantes. No entanto, o uso da sílica e da quitosana iria transformar essa solução muito pouco convencional, suscitando uma reação negativa por parte da indústria de chocolate. Além de que seria pouco recomendável para quem sofre de alergias aos frutos do mar.

Nesse sentido, decidiram trabalhar com o ágar, que permitiria fazer combinações com a água e com o álcool. O ágar foi aquecido com vodka, tal como sucede com um processo de fabrico de gelatina comum. Mais tarde, a gelatina arrefeceu até aos 40 graus centígrados, sendo misturada a manteiga de cacau. O resultado foi um chocolate com 20 por cento de álcool e 50 por cento de gordura.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir