Ciência

Cientista portuguesa distinguida pela Academia Polaca de Ciências

Foi a primeira vez que um investigador português recebeu o prémio, promovido pela Sociedade Polaca de Ciência dos Materiais e pela Sociedade Polaca de Crescimento de Cristais.

A cientista portuguesa Elvira Fortunato foi distinguida com o Prémio Czochralski 2017, atribuído pela Academia Polaca de Ciências e pela Sociedade Europeia de Investigação de Materiais, que será entregue a 20 de setembro, em Varsóvia, como reconhecimento da investigação da cientista.

Elvira Fortunato é diretora do Centro de Investigação em Materiais, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. A cientista criou o transístor de papel: o papel é usado como material de eletrónica, barato e reciclável, podendo ser aplicado em embalagens de medicamentos e alimentos e até mesmo em bilhetes de avião.

A cientista, no laboratório, inventou um teste rápido, feito com papel de fotocópia, de modo a detetar a presença de uma bactéria, que vive em lamas e sedimentos, a geobacter sulfurreducens, que pode ser utilizada na produção de energia.

Instituído desde 2005, o Prémio Czochralski deve o seu nome ao químico polaco Jan Czochralski, que ficou conhecido pelo “processo Czochralski”, um método de cultura de cristais, principalmente de silício, que constitui a base da indústria eletrónica atual.

Em destaque

Subir