Ciência

Planta que dá origem à tequila poderá ser a solução para a osteoporose

O Centro para Pesquisa e Estudos Avançados do México realizou uma investigação, revelando que a tequila poderá ter efeitos benéficos nos ossos, podendo mesmo combater a osteoporose.

Na verdade é a planta que dá origem à tequila que poderá ter um bom impacto no combate à osteoporose, uma doença óssea sistémica que causa a degradação estrutural e uma diminuição da densidade óssea.

Segundo o ‘Science Daily’, a planta em questão é a agave tequiliana, na variedade azul, pelo facto de possuírem propriedades que facilitam a absorção do cálcio e magnésio, os minerais necessários para uma boa saúde óssea.

Para a investigação, os cientistas fizeram várias experiências em ratos de laboratório. Retiraram os ovários a fêmeas para induzir a doença. Passadas oito semanas, os cientistas usaram frutanos de agave, tendo analisado uma parte do fémur semanas depois, com o objetivo de perceber como esta a osteocalcina, a proteína que regista a produção de novos ossos.

“Verificou-se que os ratinhos que consumiram estes frutanos sintetizaram cerca de 50 por cento mais de tal proteína, além de que o diâmetro dos seus ossos foi maior em comparação com os ratos que não receberam os derivados do agave”, afirmou Mercedez López, líder da investigação.

Desta forma, a investigação poderá ser a rampa de lançamento para a criação de novos fármacos para prevenir ou tratar a osteoporose.

Em destaque

Subir