Ciência

Já existe um químico que imita os resultados do exercício físico

Uma equipa de cientistas do Instituto Salk, nos EUA, conseguiu criar um químico que é capaz de melhorar a capacidade atlética em cerca de 70 por cento. O composto foi testado em ratos de laboratório, pelo que será benéfico para pessoas idosas, obesas ou com mobilidade reduzida.

O estudo, publicado na revista ‘Cell Metabolism’, indica que as pessoas que não conseguem fazer treinos com tempo suficiente para adquirirem resistência e demais benefícios, poderão com este composto estimular os mesmos genes que são ativados com exercício físico regular.

“Pode melhorar-se a resistência para um nível equivalente ao de alguém que treina corrida, mas sem todo o esforço físico”, disse Weiwei Fan, um dos investigadores.

Este químico imita os resultados do exercício, como o consumo de gorduras e a resistência muscular, o que poderá ser benéfico também para pessoas com problemas cardíacos, doenças pulmonares, diabetes tipo 2 e outras doenças.

Na experiência, os cientistas deram o químico aos ratos, que aumentaram a sua capacidade máxima de corrida em 70 por cento, passando dos 160 para 270 minutos. Os ratos apenas pararam quando o nível de glucose no sangue chegou aos 70 miligramas por decilitro.

Em destaque

Subir