Ciência

Ciência: Calvície é culpa da mãe, não do pai como se pensava

Um grupo de investigadores britânicos do Centro de Medicina Genética e Experimental da Universidade de Edimburgo descobriu os 287 genes diferentes que podem ser a causa da calvície. Após a análise do ADN, o grupo chegou à conclusão que os genes da mãe são os responsáveis pela calvície, que estão presentes no cromossoma X. Desta forma, a conclusão iliba a genética dos homens, que se pensava ser a principal responsável.

Os cientistas analisaram o ADN de mais de 52 mil homens, entre os 40 e os 60 anos, de modo a avaliar o risco de calvície de cada um.

De acordo com o ‘El País’, dos 287 genes relacionados com o surgir da calvície, 40 estão presentes no cromossoma X, que os filhos herdam das mães. Assim, Riccardo Marioni, líder da investigação, explica que as hormonas são um fator essencial para a perda de cabelo.

Após a recolha de dados, os cientistas associaram o padrão genético de cada um dos participantes à tendência para a calvície, descobrindo que os homens com menos quantidades dos 287 genes têm menos probabilidades em ficar sem cabelo.

Contudo, os cientistas alertam para o seguinte: não ter os genes não quer dizer que não exista o risco de ficar careca, uma vez que 80 por cento dos homens tem a tendência para perder o cabelo a partir dos 80 anos.

Riccardo Marioni afirmou ainda que a descoberta destes 287 genes é um grande passo para a ciência e para o estudo das causas da calvície.

Em destaque

Subir