Mundo

Cidade turca oferece bicicletas a crianças se um parente deixar de fumar

Hasan Kara, responsável pela cidade de Kilis, na Turquia, está empenhado em alterar a forma como a região é vista. A mais recente iniciativa é a oferta de bicicletas às crianças que tirem boas notas, mas há outros requisitos a cumprir.

A pequena cidade de Kilis é, desde há sete anos, uma das zonas da Turquia onde vivem mais refugiados sírios.

De acordo com o The Guardian, desde a eclosão da guerra civil na Síria, que a população de Kilis duplicou. Há mais refugiados que habitantes locais e o árabe é quase tão falado como o turco.

A chefia quer dar uma nova vida à cidade, para que esta não seja vista como um local de conflito, mas um espaço que recebeu os refugiados de braços abertos.

Por isso, Hasan Kara desenvolveu uma série de projetos cívicos e de infraestruturas para tornar melhorar o ambiente e condições de vida em Kilis.

A mais recente iniciativa tem que ver com a distribuição de milhares de bicicletas. “Até agora, distribuímos mais de 4000 bicicletas e a nossa meta é distribuir pelo menos 15 mil”, explicou.

Apesar dos números há, porém, alguns requisitos a cumprir. Para obter uma bicicleta, as crianças devem ter boas notas, melhorar as áreas de estudo onde são mais fracas e prometer andar de bicicleta pelo menos uma hora por dia.

Mas há mais: devem conseguir que um parente deixe de fumar.

A oferta das bicicletas está ligada à construção de uma ciclovia na cidade. São cerca de seis quilómetros ao longo de Kilis, sempre decorada com flores.

Segundo o The Guardian, Hasan Kara pretende criar uma rede de 20 quilómetros de ciclovias para incentivar a prática.

Em destaque

Subir