Mundo

Cidade Mante: 14 mortos e mutilados no México numa luta de cartéis de droga

los_zetas_mexicoCamião abandonado tinha 14 corpos mutilados, encontrados pela polícia do México, no parque de estacionamento de um supermercado na Cidade Mante. Junto a esta descoberta macabra, a polícia deparou-se com uma mensagem ameaçadora de um cartel de drogas. ‘Los Zetas’ e Cartel do Golfo disputam as rotas do narcotráfico.

Os restos mortais de 10 homens e de quatro mulheres foram encontrados num parque de estacionamento de um supermercado de Mante, cidade localizada no México. Junto aos corpos, estava uma mensagem ameaçadora, dirigida ao Cartel do Golfo.

Em causa está uma batalha sangrenta contra o ‘Los Zetas’, numa disputa de narcotraficantes que tem como finalidade o controlo das redes de tráfico de droga com os Estados Unidos da América como destino.

No dia 7 de junho, também tinham sido encontrado, também num camião, outros 14 corpos mutilados na Cidade Mante, no estado de Tamaulipas. Igualmente noutra cidade do México, em Michoacán, a polícia descobrira restos mortais de seis pessoas. Ao mesmo tempo, em Jalisco, no litoral norte do México, enterradas em sepulturas estavam restos humanos de três pessoas.

Repetem-se as matanças das fações de narcotraficantes no México, numa luta dos cartéis de droga que a polícia não consegue travar. Os ‘Los Zetas’ e o Cartel do Golfo tentam o domínio das rotas de tráfico e matam a sangue frio.

Todas as vítimas encontradas na Cidade Mante estavam desmembradas, sendo que os crimes apresentam muitas semelhanças, o que deixa bem claro que a autoria pertence ao mesmo cartel. Os corpos revelam sinais de tortura, que se suspeita ter sido infligida antes da morte.

Os dois cartéis de droga do México matam pessoas inocentes, em crimes a sangue frio ou em atentados bombistas. A incapacidade da polícia é outro traço comum.

Recentemente, um crime brutal em Nuevo Laredo, também no México, com a assinados dos ‘Los Zetas’, tirou a vida a dois jovens que denunciaram crimes pela Internet. Os homicidas torturaram, mataram, penduraram os corpos e deixaram mensagens de ameaça a quem fizer acusações sobre atividades ilícitas na cidade. Leia mais.

Em destaque

Subir