Mundo

Cidade chinesa quer construir uma lua artificial para iluminar as ruas

A cidade de Chengdu, no sudoeste da China, quer criar uma lua artificial oito vezes mais brilhante que o satélite natural e capaz de iluminar as ruas das cidades.

De acordo com a imprensa chinesa, o Instituto de Ciência e Tecnologia Aeroespacial de Chengdu pretender criar um satélite artificial capaz de iluminar uma área com um diâmetro entre 80 e 100 quilómetros.

O Instituto espera que a lua artificial esteja pronta em 2020 e que permita à cidade poupar milhões de euros em eletricidade.

A fase de testes começou há vários anos, revela o diretor do Instituto, mas apenas agora a tecnologia permite a sua construção.

Embora seja apelativo, várias pessoas manifestaram a sua preocupação por esta luz artificial, nomeadamente no que aos animais noturnos e plantas diz respeito.

Kang Weimin, o diretor do Instituto de Ótica da Escola de Aeronáutica do Instituto de Tecnologia de Harbin, esclareceu, no entanto, que a “luz do satélite é semelhante a um brilho crepuscular, pelo que não deverá afetar as rotinas dos animais”.

Em destaque

Subir