Nas Notícias

Cidadãos vão poder votar sem problemas, garante Administração Eleitoral

Eleitores vão poder exercer o seu direito de voto sem qualquer complicação, nas eleições legislativas de 5 de junho. Garantia é da Direção-Geral da Administração Eleitoral, que procedeu a melhorias nos sistemas informáticos e criou diversas ferramentas, para os eleitores que substituíram os documentos pessoais pelo cartão de cidadão, ou que procederam a alterações de residência.

Nas últimas eleições, milhares de eleitores ficaram privados de exercer o seu direito de voto, devido a problemas relacionados com a alteração de residência, ou com o cartão de cidadão. A Nesse sentido, a Direção-Geral da Administração Eleitoral (DGAI) tomou todas as precauções para que o problema não se repita.

Nos últimos dias notificou todos os eleitores que enfrentaram processos de substituição de diversos documentos – entre os quais, o cartão de eleitor – pelo cartão de cidadão. Os eleitores receberam indicações para preparar, previamente, o ato eleitoral.

A DGAI permite a consulta de dados através de uma linha telefónica de apoio ao eleitor (808 206 206, com custo de chamada local), do envio de uma mensagem de telemóvel para o número 3838. Ao mesmo tempo, é recomendada uma visita à Junta de Freguesia do local de residência, para confirmar o recenseamento.

Ao mesmo tempo, fornece ferramentas, através da Internet, para que os eleitores possam saber qual a freguesia onde estão recenseados. Para o efeito, basta uma visita ao Portal do Recenseamento e colocar dois dados pessoais: o número de identificação civil e a data de nascimento.

Além de todas estas ferramentas, há ao dispor dos cidadãos uma tecnologia portuguesa, que permite, através do telemóvel e de forma gratuita, aceder ao número de eleitor. A Cardmobili permite criar um cartão digital, com toda a informação (número de eleitor, freguesia onde está recenseado).

A 5 de junho, bastará transportar o bilhete de identidade ou cartão de cidadão, e informar a mesa de voto desse número de eleitor, guardado no telemóvel. Nesse sentido, a pergunta “como e onde votar?” pode ser respondida de forma prévia, sem complicações.

A DGAI enviou 5,2 milhões de cartas para os cidadãos que possam ter dificuldades e garante que o problema não se vai repetir. Nas últimas eleições, estima-se que 42 mil eleitores tenham enfrentado problemas.

Em destaque

Subir