Nas Notícias

Cidadãos entregam petição na AR para preservar Linha do Tua

ar_2Por iniciativa de perto de 5000 cidadãos, que entregaram no Parlamento a petição ‘Em defesa da preservação da Linha do Tua’, este assunto estará novamente em debate no plenário da Assembleia da República, na próxima quinta-feira, dia 26 de janeiro.

‘Os Verdes’ já emitiram uma nota onde se congratulam com a iniciativa em defesa da Linha do Tua. “Mais uma vez, prova-se o grande apego das populações do Vale do Tua, e dos portugueses em geral, por esta linha ferroviária”, referem os ecologistas.

Em causa está “um valor patrimonial excecional”, além de um “serviço fundamental” prestado durante anos, com o objetivo de garantir a mobilidade das populações deste Vale.

Solidários com esta petição, e pretendendo reforçar os seus objetivos, ‘Os Verdes’ apresentaram um Projeto de Resolução na Assembleia da República, que subirá a debate com a petição, que “recomenda ao Governo a suspensão imediata de todos as deliberações e ações que ameacem a Linha Ferroviária do Tua e propõe a criação de um grupo de trabalho que avalie as potencialidade da Linha para o desenvolvimento da região”.

O partido ecologista relembra que “as ameaças sobre a Linha do Tua” passam pelas deliberações do Plano Estratégico de Transportes, que prevê o encerramento definitivo da via ferroviária, a construção da barragem de Foz Tua (que irá submergir perto de 20 quilómetros da linha e isolar o troço restante da rede ferroviária nacional) e a suspensão do processo de classificação da Linha como património de interesse nacional.

“‘Os Verdes’ consideram que estas deliberações, fatais para a linha, foram tomadas, ora pelo Governo PS, ora pelo Governo PSD, sem que nenhum destes Governos tivesse avaliado com profundidade as potencialidades reais desta Linha, para a mobilidade e desenvolvimento da região, nomeadamente pelo potencial turístico que ela representa”, referem, em comunicado enviado à imprensa.

Em destaque

Subir