Cultura

Ciclo de Pianoforte em Lisboa abre com estreia de “O Poema Incompleto” de Fernando Altube

O recital pela violetista Ana Bela Chaves e o pianista Fernando Altube abre, na quinta-feira, no Museu do Oriente, o ciclo dedicado ao pianoforte, em que será feita a estreia mundial da obra “O Poema Incompleto”, de Fernando Altube.

O programa do recital, intitulado “Música portuguesa e argentina para violeta e piano”, é composto por “O Poema Incompleto”, que Altube dedica à violetista portuguesa, e ainda, deste compositor argentino, o tríptico “A vida a recitar o texto” – “Morremos todos sós” – “Cartas sem destinatário”.

Ana Bela Chaves é primeira Violeta Solista da Orquestra Gulbenkian de Lisboa e da Orquestra de Paris, desde 1980, e também, da Orquestra dos Solistas Europeus do Luxemburgo, desde 2003.

O programa de abertura inclui ainda outro compositor argentino, Astor Piazzolla, de quem se escutará “Le Grand Tango”. Serão ainda interpretadas duas peças de compositores portugueses, Anne Victorino de Almeida e Luís de Freitas Branco.

O ciclo prossegue em dezembro com o violoncelista Pavel Gomziakov e a pianista Jill Lawson, num concerto celebrativo dos 30 anos da Fundação Oriente e os dez do seu museu, em Alcântara-Mar, em Lisboa, e encerra em fevereiro do próximo ano com um recital pela pianista sul-coreana Young-Choon Park.

O recital de dezembro é composto por peças de Ludwig van Beethoven, Jean Sibelius e Edvard Grieg, e Young-Choon Park irá tocar Mozart, Schubert e Schumann.

Em destaque

Subir