TV

Ciclista Vincenzo Nibali foi de boleia e é expulso da Vuelta

A Volta a Espanha em bicicleta tem regras: uma delas é não apanhar boleia de outros veículos. Vincenzo Nibali, ciclista italiano que era apontado como um dos favoritos, foi expulso da Vuelta depois de ter sido apanhado a ser ‘transportado’ por um dos carros da equipa.

Vincenzo Nibali integrou o grupo principal que atacou a subida final da segunda etapa da Vuelta, mas não voltará a pedalar na prova deste ano.

O italiano, que esteve envolvido numa queda ainda na fase inicial da etapa de ontem, chegou a perder minuto e meio para o grupo dos favoritos, levando a que a “recuperação suspeita” fosse investigada pelos comissários.

E as provas chegaram por via áerea. Um dos helicópteros que acompanha a Vuelta apanhou o momento em que Nibali larga o ‘comboio’ da Astana, que acelerava para recolocar o líder na frente da prova, e ‘desaparece’ enquanto um dos carros da equipa se distancia.

As imagens são elucidativas: o ciclista que ganhou a edição de 2010 (e também venceu o Giro 2013 e o Tour 2014) apanhou boleia do carro da equipa, que o fez aproximar-se do pelotão.

Depois dos comissários terem notificado a equipa de que a trapaça fora descoberta, a Astana apelou a uma penalização de dez minutos, que tirava a Nibali a possibilidade de vencer a Vuelta deste ano.

Porém, a organização decidiu expulsar o ciclista italiano, que estava na 31.ª posição da classificação geral.

Refira-se que José Gonçalves ganhou o prémio de combatividade desta segunda etapa, na qual a vitória de Esteban Chaves colocou este colombiano da Orica-GreenEDGE no novo líder da Vuelta.

https://www.youtube.com/watch?v=hSQW8OX8VqA

Em destaque

Subir