Mundo

CIA tentou assassinar Fidel Castro no dia em que JFK foi morto

22 de novembro de 1963. John F. Kennedy foi assassinado em Dallas, Texas. Ao mesmo tempo, agentes da CIA entregavam uma esferográfica com uma seringa incorporada a um agente cubano para tentar matar Fidel Castro.

A coincidência foi revelada agora, depois de milhares de documentos sobre a morte do presidente norte-americano deixarem de ser secretos pelo National Archives.

Num desses documentos, lê-se que “os dados indicam que o encontro decorria no exacto momento em que o presidente Kennedy foi alvejado”.

Esta terá sido uma das muitas tentativas ordenadas por Kennedy para assassinar Fidel Castro, que havia assumido o poder em Cuba em 1959.

“Não podemos deixar de sublinhar a forma como os agentes da agência [CIA] responsáveis sentiam-se sujeitos a pressões extremas da administração de Kennedy para fazer alguma coisa em relação ao Sr. Castro e o seu regime”, lê-se num documento intitulado ‘Relatório sobre as Conspirações para Assassinar Fídel Castro”.

Além da esferográfica-seringa, a CIA tentou assassinar Fidel Castro de várias formas, como comprimidos com veneno, um fato de mergulho envenenado ou uma concha armadilhada para explodir assim que fosse aberta.

 

 

Em destaque

Subir