Nas Notícias

Chuva, vento e mar agitado justificam aviso amarelo em 14 distritos

chuvamau tempo bigO Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 14 distritos sob aviso amarelo devido ao mau tempo. As previsões apontam para a queda chuva forte, passando a aguaceiros, e a existência de vento e de agitação marítima.

A queda de chuva, o vento forte e a agitação marítima justificam a colocação de 14 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para a queda de chuva forte (passando a aguaceiros fortes) e rajadas de vento até aos 75 quilómetros/hora nos distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Para além destes sete distritos, todos a contas com forte agitação marítima (as ondas devem oscilar entre os 3,5 e os 4,5 metros), a chuva intensa e o vento forte também deverão ser sentidos nos distritos de Faro, Setúbal e Beja. Com vento menos forte, mas sob aviso amarelo devido à precipitação, estão os distritos de Viseu, Vila Real, Évora e Santarém.

O céu deverá estar geralmente muito nublado no território continental, trazendo chuva de manhã para o Minho e Douro litoral. Com o avançar do dia, a precipitação irá estender-se gradualmente para sul, devendo cair com maior incidência nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Nos pontos acima dos 1500 metros poderá registar-se a queda de neve.

O litoral centro e a região sul deverão sentir um vento entre o fraco e o moderado, na parte da tarde, devendo ser forte nas terras altas. Alguns locais poderão enfrentar uma pequena descida de temperatura mínima.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores deverão ter céu muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros fracos, e vento moderado.

O IPMA prevê ainda temperaturas máximas de 21 graus Celsius para o Funchal, 19 em Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores, 17 em Faro, 14 em Lisboa, 13 em Évora e Beja, 12 no Porto, nove em Castelo Branco e Portalegre, sete em Vila Real e Viseu, seis em Bragança e cinco na Guarda. 

Em destaque

Subir