Nas Notícias

Chuva em Portugal: 17 distritos estão com aviso amarelo

chuvaA previsão de aguaceiros fortes e de trovoada levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a colocar 17 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo. O tempo vai continuar instável, alternando entre sol e chuva, pelo menos até ao próximo domingo.

Tire a roupa de inverno do armário, mas não se precipite a arrumar a de verão: o tempo deve continuar instável até ao próximo domingo, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para hoje, o IPMA colocou 17 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, válido até às 21h00.

Em Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devem ocorrer aguaceiros fortes, provavelmente acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo tinha sido emitido para os distritos de Leiria, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Porto, Coimbra, Viseu, Bragança, Vila Real, Viana do Castelo e Braga, sendo depois alargado pelo IPMA a Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja e Portalegre.

“A situação de aguaceiros, por vezes fortes, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, vão manter-se até às 22h00 de hoje. Amanhã, o dia será idêntico”, antecipou Joana Sanches, do IPMA, citada pela Lusa.

A especialista revelou ainda que o tempo deve continuar instável, anternando entre o sol e a chuva, pelo menos até dia 28.

“Em princípio, vamos ter uma melhoria dia 25, depois volta a chover e a partir de dia 28 poderá melhorar novamente”, complementou.

Para a Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em geral fracos e vento fraco a moderado do quadrante oeste.

Nos Açores devem ocorrer períodos de céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, aguaceiros fracos, mais frequentes na madrugada e manhã e vento nordeste fresco a muito fresco com rajadas até 65 quilómetro por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 22 graus Celsius, no Porto, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21, Castelo Branco, Portalegre e Leira 23, Évora, Beja e Funchal 25, Faro 24, Guarda 15 e Viseu 18.

Em destaque

Subir