Motores

Chuva e habituação a um novo carro não ajudaram José Pedro Gomes na Penha

José Pedro Gomes evoluiu ao longo da Rampa da Penha, onde alinhou com uma ‘solução de recurso’, um KIA Rio R5 alugado, já que o seu Opel Astra OPC não esteve pronto para esta prova inaugural do Campeonato de Portugal de Montanha.

O piloto de Vizela ainda chegou a pensar em alugar um Ford Fiesta R5 para a prova da Demo Porto, mas acabou por receber uma proposta mais atrativa; o KIA Rio R5.

No entanto José Pedro não teve a oportunidade de testar o carro, e com as condições climatéricas que se fizeram sentir na rampa vimaranense não conseguiu ir além do sétimo tempo na primeira subida de ‘warm-up’. Ainda assim melhorou em quase três segundos na subida seguinte, conseguindo o sexto tempo absoluto e o quarto da categoria.

Já na primeira subida de prova o piloto minhoto melhorou apenas quatro centésimas, obtendo a sétima marca absoluta e a terceira da sua categoria, fazendo antever uma jornada positiva no domingo.

Logo de manhã José Pedro Gomes baixou em mais de meio segundo a sua marca, sendo o segundo na categoria, mas uma má escolha de pneus não lhe permitiu ir além do sexto tempo. E com a chuva tudo foi mais difícil, logrando ainda assim o oitavo registo absoluto e o melhor da categoria – 1m50,096s. O piso muito escorregadio na derradeira subida fez com que fosse mais de três segundos mais lento e realizasse o segundo registo da categoria.

Todas as dificuldades fazem com que o piloto de Vizela faça um balanço satisfatório do seu desempenho na Rampa da Penha: “Foi uma participação muito positiva. Não foi fácil com esta chuva toda. Foi a primeira vez que corri com este carro. Nunca tinha conduzido um R5 e fiquei surpreendido. Gostei muito. Fiz o que estava ao meu alcance”.

“Não bati, o carro acabou direito. De uma forma global consegui melhorar os meus tempos, mas a chuva condicionou muito o meu andamento. Atingi outro objetivo que tinha, que era pontuar. Por isso estou satisfeito”, acrescenta José Pedro Gomes.

Em destaque

Subir