A chuva deverá cair com maior incidência ao final desta tarde, o que levou o IPMA a colocar quatro distritos e o arquipélago dos Açores em alerta amarelo. Se o aviso finda às 20h59 de hoje no território continental, permanece válido até às 5h59 em algumas ilhas açorianas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Braga, Porto, Vila Real e Viana do Castelo e o arquipélago dos Açores sob aviso amarelo, válido entre as 18h00 e as 20h59 de hoje. O alerta tem por base a previsão de chuva e de aguaceiros. O céu deverá continuar muito nublado no Minho e Douro Litoral, um cenário que se irá estender a todo o território continental com o evoluir do dia.
Se o aviso, o segundo menos grave numa escala de termina, termina ao fim da tarde para quase todo o território, mantém-se válido até às 5h59 de amanhã nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, as mais orientais dos Açores. No grupo Ocidental (Flores e Corvo), o alerta amarelo ficou concluído às 11h59.
A chuva irá concentrar-se no Minho e nas regiões do litoral a norte do Cabo Mondego, bem como ao interior norte e centro. Nestas zonas, em especial nas mais altas, e nos Açores, o vento deverá passar de moderado (20 a 35 km/h) a forte.
Para a Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul e vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas.