Nas Notícias

Chuva com congelação: IPMA pede fotos de fenómeno raro em solo luso

O fenómeno (raro) de chuva com congelação foi registado em Portugal, no dia 27 de fevereiro, pelo que o IPMA está a solicitar fotos aos cibernautas que registaram o evento.

É provável que nunca tenha ouvido falar de um fenómeno de chuva com congelação. É extremamente raro, mas foi registado em Portugal, no passado dia 27 de fevereiro.

“O continente foi afetado por um fenómeno pouco frequente em território nacional – a ocorrência de chuva com congelação”, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Consiste na congelação de chuva sobre estruturas (telhados, árvores, entre outros) que se encontram a temperaturas negativas.

“Esta situação ocorre quando num local existe junto à superfície uma massa de ar frio (e com temperaturas abaixo de 0°C) e sobre esse local se aproxima uma superfície frontal quente que origina precipitação, e que apresenta temperaturas mais elevadas (e acima de 0°C) em níveis superiores”, explica o IPMA.

Uma vez que se trata de uma ocorrência pouco comum, o IPMA está a solicitar aos cidadãos para que partilhem fotografias deste evento, incluindo a localização exata.

“Esta informação será útil para uma melhor caracterização deste fenómeno, visto que a sua identificação fotográfica é a única forma de confirmar a sua ocorrência numa escala espacial fina”, explica ainda aquele instituto.

Depois do pedido, surgiram as imagens.

Veja algumas delas:

Em destaque

Subir