Tecnologia

Chrome ultrapassa Firefox na lista dos navegadores mais utilizados em Portugal

google_chrome‘Browser’ da Google fechou o ano de 2011 a duplicar praticamente a sua cota de mercado. Mais utilizado continua a ser o Internet Explorer, que perde cada vez mais terreno para a concorrência.

O Google Chrome é atualmente o segundo ‘browser’ mais utilizador em Portugal para aceder à Internet. Os dados são da Marktest e dizem respeito apenas aos sites medidos pela empresa portuguesa.

No topo continua o Internet Explorer, da Microsoft, embora tenha vindo a perder terreno ao longo de 2011. Em janeiro do ano passado tinha uma cota de 64 por cento, em dezembro a mesma era de 53.

Já o Chrome foi o que mais ‘trepou’. O navegador da gigante da Internet subiu de 11 por cento para 22, ultrapassando assim o ‘browser’ da Mozilla em novembro e dezembro, que fechou 2011 com uma cota de mercado na ordem dos 19 por cento.

O Safari, da Apple, surge na quarta posição, ainda a ‘milhas’ de distância de toda a concorrência, apenas com uma cota de quatro por cento, embora tenha também subido, visto ter começado o ano nos dois por cento.

Os dados registados pela Marktest contabilizaram um total de mais de 14 mil milhões de páginas vistas ao longo de 2011, entre as quais mais de 60 por cento foram acedidas a partir do Internet Explorer.

O browser da Microsoft atingiu o topo no nosso país, à semelhança de em muitos outros, devido a vir instalado com o sistema operativo Windows, o mais utilizado do planeta. Já para utilizar o Firefox ou o Chrome, o utilizador teria posteriormente de descarregar o ficheiro da Internet, de forma gratuita. Nos últimos anos, o Windows já questiona os utilizadores, no primeiro arranque do sistema, de qual o ‘browser’ que pretendem instalar. Desta forma, o Internet Explorer parece perder cada vez mais fãs.

Em destaque

Subir