Nas Notícias

Chocolate e vinho podem ser bons amigos no combate à diabetes, adianta estudo

chocolate vinho tintochocolate vinho tintoPesquisa da autoria de investigadores britânicos conclui que os flavonoides do chocolate e do vinho tinto podem combater a diabetes tipo 2. O estudo, que envolveu 2000 mulheres, concluiu que o organismo regula os níveis de açúcar com maior eficácia quando se consome aquele tipo de vinho ou a eterna perdição que é o chocolate.

De acordo com um estudo de cientistas ingleses, o chocolate e o vinho tinto podem ser bons aliados no combate à diabetes tipo 2.

O trabalho de investigação – no qual participaram 2000 mulheres – permitiu descobrir que os flavonoides que s e encontram quer no chocolate, quer no vinho tinto, ajudam a controlar os níveis de açúcar.

“Pequenas alterações à dieta normal podem ter efeitos significativos nos esforços de prevenção”, explica Aedin Cassidy, responsável pela investigação, em declarações reproduzidas pela Sky News.

Os flavonoides são compostos químicos presentes não apenas no chocolate e no vinho tinto, mas também em frutas, vegetais e chás, entre outros. Os flavonoides apresentam inúmeros benefícios para o corpo humano, se consumidos de forma correta.

Nos últimos anos, estes compostos estão a ser muito pesquisados, para explorar ao máximo o potencial da substância, e fazer com que ela esteja presente cada vez em maior quantidade nos alimentos, principalmente para prevenir cancro e as doenças do coração.

Os flavonóides trazem benefícios como ações anti-inflamatória, hormonais, anti-hemorrágias e antialérgicas. Este estudo permitiu perceber os benefícios dos flavaloides no combate à diabetes.

No entanto, os investigadores avisam que o consumo excessivo de chocolate ou vinho tinto por parte de doentes com diabetes tipo 2 para controlar a doença é totalmente desaconselhado.

Em destaque

Subir