Economia

Chipre aciona mecanismo de resgate financeiro à União Europeia

dinheiroDesta vez é o Chipre a pedir ajuda financeira à União Europeia, acionando o mecanismo de resgate, nesta segunda-feira. Trata-se do quinto país da UE a fazê-lo, depois de Irlanda, Grécia, Portugal e Espanha. Cipriotas necessitam de 5000 milhões de euros para recapitalizar a banca.

A União Europeia (UE) tem mais um pedido de resgate para atender, depois da Irlanda e dos três países do sul da Europa: Portugal, Espanha e Grécia. O Governo cipriota revelou que vai recorrer a um plano de socorro financeiro, para evitar riscos de colapso da economia, que o país enfrenta.

Em causa estão efeitos de contágio, em virtude da exposição do Chipre aos efeitos da economia da Grécia. Com o helénicos em grande dificuldade, o executivo cipriota teme que adiar a solução pode representar um enorme problema.

Nesse sentido, anunciou num comunicado, nesta segunda-feira, que vai acionar o plano de assistência financeira à UE, sendo que as estimativas do Governo apontam para um pedido de ajuda na ordem dos 5000 milhões de euros, para recapitalizar a banca.

Os boatos de que o Chipre poderia ser o ‘senhor que se segue’ na lista de países a recorrer à ajuda da UE já circulavam há meses, desde que um empréstimo concedido pela Rússia permitiu aos cipriotas manter-se à tona.

Os russos ajudaram o Chipre no final do ano passado, mas o setor da banca permaneceu exposto aos problemas da economia. Os bancos cipriotas necessitam de uma injeção de capital nos próximas dias

Em destaque

Subir