Mundo

China: Jovem do Tibete imola-se pelo fogo em frente a esquadra da polícia chinesa

tibeteLhamo Tashi, um jovem tibetano, escolheu o fogo para se imolar em frente a uma esquadra da polícia, na China. A organização Free Tibet, citada na imprensa estrangeira, adianta que a imolação decorreu na quarta-feira, tendo sido divulgada publicamente apenas no fim de semana.

Mais um jovem deu a vida pela libertação do Tibete. Lhamo Tashi escolheu a zona frontal a uma esquadra da polícia em Hezuo, uma zmona na província de Gansu onde vivem muitos tibetanos, para se imolar pelo fogo.

Apesar do estudante se ter imolado na passada quarta-feira, só este fim de semana é que foi divulgada publicamente, muito graças à ação da organização Free Tibet, que citou testemunhas do incidente.

Nas contas da imprensa estrangeira, desde 2009 que mais de 130 tibetanos se imolaram pelo fogo na China, como protesto pela ocupação do Tibete pelo ‘império do meio’ e pela repressão sobre os tibetanos.

A mais recente imolação, recorda a Radio Free Asia, ocorreu em abril.

O ato do jovem surge após o líder espiritual dos tibetanos, o Dalai Lama, ter comentado a visita do Presidente chinês à Índia. Xi Jinping foi descrito como o “mais aberto” dos líderes chineses.

Em destaque

Subir