Mundo

China intensifica controlo das redes sociais antes de congresso do Partido Comunista

O próximo congresso do Partido Comunista Chinês (PCC) está agendado para dia 18 de outubro e é tido como o acontecimento mais importante da agenda política do país.

As autoridades chinesas intensificaram o controlo sobre as redes sociais, especialmente na verificação da identidade dos utilizadores. O novo regulamento foi publicado na quinta-feira à noite, pela Administração do Ciberespaço da China, no qual estabelece que as empresas do setor devem verificar as identidades reais dos membros em grupos de conversas online.

A normativa – que também estipula um maior controlo sobre os comentários na rede e um mecanismo de classificação de credibilidade dos utilizadores – entra em vigor no próximo dia oito de outubro, 10 dias antes do início do XIX congresso do PCC.

O Wechat – equivalente chinês ao WhatsAPP – tem 800 milhões de utilizadores, enquanto o Weibo – semelhante ao Twitter – tem cerca de 200 milhões.

As redes sociais Facebook e Twitter estão bloqueados na China.

Nos últimos meses, a Administração do Ciberespaço da China proibiu a difusão de rumores sobre celebridades nas redes sociais.

As autoridades chinesas lançaram também uma campanha contra os servilos de VPN (Virtual Proxy Network), um mecanismo que permite aceder à internet através de um servidor localizado fora da China.

Em destaque

Subir