Mundo

China: Inaugurada linha ferroviária de alta velocidade que vai ter 16 mil quilómetros

chinaipad2A China inaugurou hoje a maior linha ferroviária de alta velocidade do mundo, que terá 16 mil quilómetros, quando ficar concluída. O primeiro comboio partiu de Pequim, no dia em que se assinala a data do nascimento de Mao Tsé-tung.

A maior linha ferroviária para comboios de alta velocidade já está em funcionamento, na China, ato assinalado com a partida do primeiro comboio da ferrovia, nesta quarta-feira, de Pequim com destino a Guangzhou.

A cerimónia ocorreu no dia em que se assinala o nascimento de Mao Tsé-tung, o primeiro presidente da China e figura histórica do Partido Comunista chinês, que continua no poder.

A linha ferroviária de alta velocidade vai ter 16 mil quilómetros e deverá ficar concluída em 2015. Trata-se da mais longa ferrovia deste género do mundo. A ligação Pequim à cidade de Guangzhou está concluída e tem 2000 quilómetros.

Com a nova rede de alta velocidade prevê-se reduzir para metade o tempo de deslocação no território chinês. Por exemplo, a nova linha entre a capital e Guangzhou vai reduzir o tempo de ligação entre as cidades para 10 horas. Sem linha de alta velocidade, são necessárias 22 horas de viagem.

Esta linha tem 35 estações e é parte de um projeto que o Governo da China prevê disseminar pelo país.

Em destaque

Subir