Zhi Xian, ou ‘autoridade suprema da Constituição’, é o mais novo partido na política chinesa. Foi fundado por apoiantes de Bo Xilai, o ex-ministro do Comércio que cumpre pena de prisão por corrupção. Bo Xilai foi nomeado presidente vitalício partido.
O mais novo partido a surgir no plano político da China é o Zhi Xian, uma designação que pode ser traduzida como ‘a autoridade suprema da Constituição’. O movimento surge como oposição ao Partido Comunista da China, que domina toda a política do ‘império do meio’, e foi fundado por apoiantes de Bo Xilai, o antigo ministro do Comércio.
Bo Xilai, condenado no final de outubro à pena perpétua por corrupção e abuso de poder, será o presidente vitalício do Zhi Xia, um partido que se assumirá de corrente ‘neomaoísta’. A novidade foi revelada por Wang Zheng, uma das fundadoras. Esta professora do Instituto de Economia e Administração de Pequim garante que, apesar de estar na origem de um partido concorrente ao PPC, não receia vir a ser uma presa política: “o Instituto tentou dissuadir-me da ideia, mas eu resisti”.
A fundação de um novo partido, ainda por cima da oposição, foi anunciada três dias antes da Convenção do PPC, a reunião onde os líderes do partido e os membros do Governo reúnem para definir as políticas económicas e sociais da segunda maior economia do mundo.